LEONARD FIBONACCI

LEONARD FIBONACCI – O criador de uma das maiores ferramentas da análise técnica.

Com certeza você já ouviu falar ou usou a ferramenta Fiboncci para negociar no Forex, pois é, esse cálculo usado no algoritmo da ferramenta que tanto coloca tako no nosso bolso foi criado por um estudioso italiano e leva o seu no nome.

Leonardo Fibonacci (1170 — 1250) foi um matemático italiano, de grande influência na idade média. Muitos consideram Fibonacci como o maior matemático da idade média. Introduziu os algarismos arábicos na Europa e descobriu a sequência de Fibonacci.

Leonardo Fibonacci nasceu em Pisa. Filho de Guglielmo dei Bonacci, seu nome completo é Leonardo de Pisa ou Leonardo Pisano e nasceu em Pisa na Toscânia (Itália) por volta de 1175, e ficou conhecido como Leonardo Fibonacci devido ao facto de Fibonacci ser um diminutivo de Fillius Bonacci, que queria dizer filho de Bonacci, pelo que o nome de seu pai era, Guilielmo Bonnacci

Fibonacci tomou contato com a matemática hindu e árabe, praticada no comércio oriental.

No inicio do século XII, Pisa era um dos grandes centros comerciais italianos, tais como Gênova e Veneza, e tinha vários entrepostos comerciais pelos portos do Mediterrâneo. O pai de Leonardo ocupou o lugar de chefe de um desses entrepostos, no norte da costa de África e foi lá que Leonardo iniciou os seus estudos de matemática com professores islâmicos. Viajou pelo Mediterrâneo adquirindo o conhecimento matemático do mundo árabe. Entrou em contacto com os procedimentos matemáticos orientais, com os métodos algébricos árabes e os numerais indo-arábicos e assimilou numerosas informações aritméticas e algébricas.

Em 1200 Leonardo regressa a Pisa e passa os 25 anos seguintes escrevendo trabalhos onde incorpora os conhecimentos que tinha adquirido anteriormente. Fibonacci escreveu cinco obras: quatro livros e uma que foi apresentada como carta.

Sob a proteção do imperador Frederico II, e por ter resolvido problemas matemáticos da corte, Fibonacci aprofundou seus estudos sobre matemática, avaliando que os algarismos arábicos seriam mais eficientes que os números romanos para cálculos aritméticos. Isso fez com que o matemático pudesse viver apenas dos estudos e pesquisas.

Aos 32 anos, Fibonacci publicou o livro “Liber Abaci” (Livro do Ábaco ou Livro de Cálculo), responsável pela disseminação dos números hindu-arábicos na Europa. Outros livros importantes do matemático: “Practica Geometriae” (1220), “Di minor guisa”, sobre aritmética comercial e “Commentário ao Livro X de ‘Os Elementos’, de Euclides, o matemático possui uma estátua em sua homenagem, localizada na galeria ocidental do Camposanto.

Chega de papo! O que é Fibonacci?

Fibonacci é, na matemática, uma sequência em que cada número seguinte corresponde à soma dos dois anteriores.

A Sequência de Fibonacci consiste em uma sucessão de números, tais que, definindo os dois primeiros números da sequência como 0 e 1, os números seguintes serão obtidos por meio da soma dos seus dois antecessores. Portanto, os números são: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584…

Que pora é essa? Você deve estar a se perguntar! Calma não me odeie eu não sou aquele seu professor de matemática chato, vou explicar isso daí pra você.

No caso acima, repetimos o número 1 e somamos os dois, ou seja, 1 + 1 = 2. Em seguida, somamos o resultado com o número antecessor, ou seja, 2 + 1 = 3, e assim continuamente, em uma sequência infinita:
3 + 2 = 5
5 + 3 = 8
8 + 5 = 13
13 + 8 = 21
21 + 13 = 34
34 + 21 = 55
55 + 34 = 89

É utilizada no mercado financeiro, na ciência da computação, na teoria dos jogos, no design, na arquitetura como é o caso das pirâmides do Egito ou até no corpo humano como as nossas mãos e em tudo, se você levar um Trader para a Ponte Maputo-Katembe ele vai te dizer onde estão os níveis de Fibonacci naquela maravilhosa construção.

Na análise técnica do mercado financeiro, o termo Fibonacci é empregue nos suportes, que são zonas onde os preços param de cair e nas resistências, onde o preço não consegue subir.
Na verdade, as retrações de Fibonacci são níveis onde um determinado preço de um determinado ativo financeiro irá muito provavelmente cair no futuro e que consistem em linhas horizontais baseadas na sequência de Fibonacci, servindo como sinalizadores das zonas de suporte e resistência onde o preço irá cair antes de seguir a sua natural tendência.

Quando se faz a razão dos números de Fibonacci, obtêm-se os chamados percentuais que são utilizados na análise de tendência e que são:

23,6%;

38,2%;

50%;

61,8%;

100%.

O Trader tendo esses níveis baseado na estrutura geral do mercado saberá onde colocar as suas ordens e os níveis de Stop Loss e o Take Profit.

Existem duas formas de usar o Fibonacci a Retração e a Expansão, na retração o trader procura por pontos de entrada no pullback e na Expansão o trader procura por níveis por onde até o preço pode chega,r ou seja, pontos onde se possa recolher os lucros.

Como você pode ver o cota Leonardo faleceu há muito tempo mas deixou pra nós esse maravilhoso cálculo que foi transformado pelos nerds da computação em algoritmos que resultaram na ferramenta Fibonacci disponível no Metatrader. Então, você não precisa saber fazer cálculo nenhum a sua plataforma de negociação já faz isso para si basta ir nas ferramentas do seu Metatrader e selecionar a ferramenta e usar.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *