PAI DOS CANDLESTICKS MODERNOS

Desde o surgimento das bolsas de valores, inúmeros estudos foram realizados a fim de tentar encontrar explicações para a variação dos preços dos ativos financeiros e com isso, tentar obter lucro com a compra e venda desses ativos. A princípio, aceitava-se que esse comportamento era apenas reflexo de acontecimentos referentes a uma empresa ou segmento da economia,

No século XVIII os japoneses desenvolveram um método de análise técnica para analisar os preços de contratos futuros de arroz.

Em Osaka. Os fazendeiros levavam suas colheitas para serem armazenadas na cidade e em troca, recebiam um cupom negociável a qualquer momento.

O arroz era a riqueza e os fazendeiros de todo o Japão, podiam mandar sacas de arroz que eram mantidas em armazéns, em troca, recebiam um cupom representativo do valor, o qual poderia ser vendido a qualquer momento. Apenas na bolsa Dojima operavam cerca de 1300 traders de arroz e estes na sua maioria usava a secreta técnica de Candlestick.

Candlestick é o nome ocidentalizado (em inglês), pelo qual esta técnica se tornou conhecida no mundo inteiro. Os candlesticks chegaram ao ocidente trazidos por Steve Nison na década de 80, quando ele passou a usá-los na bolsa de valores de Nova York.

O nome do inventor dos candlesticks é Munehisa Homma. Negociava de sua casa, em Sataka, sem a necessidade de estar em Osaka. Hoje você negocia Forex em moçambique ou no mundo a partir de sua casa, no seu computador. A diferença é que ele usava um sistema de mensageiros, bem mais lentos que sua internet, mas bem avançados para a época. Diz a lenda que conseguiu 100 trades consecutivos vitoriosos.

De suas teorias evoluiram as técnicas de candlestick que hoje são utilizadas e pesquisadas em todo o mundo.

Tudo o que ele precisava saber para conseguir negociar nesse ritmo era: o menor preço do período, o maior preço do período, o preço de abertura e o preço de fechamento. Apenas com isso já era capaz de tomar as melhores decisões. Com o preço de abertura e fechamento, ele desenhava um retângulo vertical.

Steve Nison um americano que operava no mercado de ações de Nova York, no início da década de 80 descobriu a técnica ao observar uma colega de trabalho, de origem oriental, que atendia clientes japoneses da corretora onde trabalhava. Ela manuseava um gráfico estranho, que ele nunca tinha visto. Ele aproximou-se dela e começou a perguntar sobre aquele gráfico e como ela o utilizava.

Depois de algum tempo ele se apaixonou pelo método e começou a estudá-lo com afinco. Buscou literatura no Japão e mandou traduzir diversos livros. Passou a utilizar a técnica do mercado de ações e obteve grande sucesso em sua utilização. Por suas mãos a técnica deixou de ser um “segredo” da cultura japonesa e ganhou o mundo.

Esse método, no entanto, é muito antigo e suas referências históricas mais remotas apontam para o Japão feudal do século XVIII, tendo sido mantido em segredo por mais de 200 anos.

É graças a Nison que essa técnica ganhou o mundo e até mesmo chegou mesmo a Moçambique.

Nison escreveu os livros:
• Japanese Candlestick Charting Techniques

• Beyond Candlesticks;

• The Candlestick Course;

• Strategies for Profiting with Japanese Candlestick Charts

• Candlestick Charting Basics e entre outros livros.

Para alem dos livros que você pode comparar na amazon você aode também aprender com os videos de Nison disponíveis na Internet

Steve Nison é considerado o pai dos Candlesticks Modernos.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *